homem segurando um cofinho em analogia à saúde financeira do negócio

Saúde financeira mediante impactos: confira 10 dicas

Em tempos de crise é preciso estar atento tanto à nossa saúde quanto ao bem estar das pessoas próximas. Isso não significa que devemos nos esquecer da saúde financeira do negócio, já que diante da retração geral do consumo, das oscilações da economia e das incertezas do futuro, ela também tem sido motivo de preocupação para a fonte de renda da população.

Se as pessoas estão em casa sem condições ou disposição de consumir qualquer item além das necessidades básicas, as empresas sentem os efeitos no caixa. Se não há vendas, não há entrada de recursos e, portanto, não há equilíbrio financeiro, já que as despesas continuam batendo à porta.

Nesse cenário, muitos empresários ficam paralisados ou transtornados pelo medo do que vem pela frente. Porém, é hora de agir: é preciso lançar mão de estratégias que contenham os impactos da crise e mantenham a saúde financeira do negócio.

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A seguir, reunimos algumas dicas importantes para esse momento, que vão ajudar a passar pela situação atual da melhor forma possível. Siga conosco:

1. Faça um mapeamento de cenários

Para tomar as decisões para saúde financeira hoje, é importante simular alguns cenários futuros do mercado para reduzir as incertezas e entender como você deve agir. Portanto, procure mapear os riscos e oportunidades em três cenários:

  • Otimista;
  • Moderado;
  • Pessimista.

Assim, você pode fazer previsões de orçamento, vendas, faturamento e despesas, além de criar planos de ação para passar por situações de bom, médio ou baixo desempenho da empresa. As decisões partem dessa visão.

2. Mantenha os controles financeiros em dia

Você já sabe como é importante manter os controles financeiros em dia, não é? Em épocas de crise isso é ainda mais importante para a saúde financeira, já que a empresa está em estado de alerta. 

Os indicadores de relatórios como DRE e fluxo de caixa mostram se a situação não vai bem e embasam as decisões de negócio.

3. Procure não assumir novos compromissos

Manter o fluxo de caixa equilibrado é um dos maiores desafios nessa situação. Então, é preciso minimizar as perdas para manter a saúde financeira em dia. 

Se o cenário é incerto, não é hora de fazer investimentos, ampliar estoques ou se endividar sem necessidade urgente. O crescimento da empresa deve aguardar por um pouco mais de estabilidade.

4. Negocie com fornecedores

Para evitar mais saídas, você também pode negociar com fornecedores e locadores (se tem um ponto físico). É possível reduzir valores, adiar pagamentos ou negociar condições. 

Caso não seja possível, cogite contratar novos fornecedores, com um olhar especial para os fornecedores locais, que tenham melhores condições ou mais abertura para negociação.

5. Foque nos produtos com maior margem de lucro

Analise o seu portfólio de produtos para focar naqueles que têm maior margem de lucro. Concentre os esforços de marketing e vendas nos produtos que mais rendem, que contribuem mais para a lucratividade (não necessariamente que vendem mais). 

6. Procure parcerias na concorrência

Ao focar nos produtos com maior margem de lucro, você dispensa itens que não tenham boa rentabilidade. 

dardo sobre tabuleiro, representando o acerto na saúde financeira
Essas são oportunidades de aumentar a eficiência e não desperdiçar esforços ou recursos.

Então, você pode indicar que os clientes procurem concorrentes que tenham interesse nessa venda — em contrapartida, eles indicam o seu negócio para as suas vendas mais rentáveis. É mais fácil passar pela crise em parceria.

7. Investigue se o aumento de preços é a melhor estratégia

Esta solução é tentadora, pois representa mais entrada de dinheiro. Entretanto, o aumento de preços pode ser um risco para algumas empresas. Investigue se, para a saúde financeira do seu negócio, é momento de manter os preços ou realmente aumentá-los.

A situação em que estamos exige sensibilidade e compreensão. Se a frequência de consumo está abaixo da média, o aumento de preços pode prejudicar a reputação da sua empresa, afastando alguns consumidores.

8. Crie promoções para liberar estoque

Ao lugar de aumentar os preços, pense em promoções para atrair os clientes. Dessa forma, você consegue garantir um capital de giro para honrar seus compromissos, além de liberar estoques de produtos que estejam se acumulando.

9. Cuide bem dos seus clientes

As empresas precisam atender bem seus clientes não só para vender agora, mas também mantê-los depois da crise. Adaptar o seu negócio ao comércio eletrônico, por exemplo, é uma necessidade para boa saúde financeira. 

Perceba que quem não comprava no e-commerce passou a comprar: as compras no Mercado Livre, por exemplo, cresceram em 65% na primeira quinzena de março. Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou alta de mais de 180% em transações de lojas virtuais.

Não se esqueça de oferecer mimos, caprichar na embalagem ou simplesmente mandar uma mensagem reconfortante são formas de conquistar e fidelizar os clientes.

10. Amplie as opções de pagamento

Na situação atual, quanto menos contato, melhor. Por isso, você pode ir além das opções de pagamento em dinheiro ou cartão físico. Hoje existem plataformas de pagamento online, como PicPay e Mercado Pago, ou simplesmente transferência bancária, que podem facilitar os pagamentos. 

Fique de olho nas soluções de pagamento que oferecem menores taxas e melhores condições aos vendedores, para aumentar o retorno das suas vendas.

Conclusão

Enfim, vivemos um momento de decisões difíceis para os empresários, que precisam sobreviver a uma crise inédita e desafiadora. Para isso, é importante contar com profissionais que ajudem a enfrentar os impactos da crise.

Estes profissionais são os contadores, que propiciam os melhores caminhos para manter o equilíbrio financeiro das empresas diante da instabilidade econômica e das medidas emergenciais do governo.

Aqui na Contabilivre, você conta com uma plataforma de contabilidade online que facilita a gestão contábil e financeira, com vantagens significativas para o cenário atual:

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  • Atendimento online com os contadores;
  • Redução da burocracia para envio de documentos e declarações;
  • Controle financeiro automatizado pela plataforma;
  • Lembretes de pagamentos de impostos.

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