imagem de um profissional liberal sentado, ao lado de alguns livros e usando um relógio

Serviços de contabilidade para o profissional liberal?

O profissional liberal, assim como qualquer empresa, precisa cuidar das suas finanças e da sua contabilidade. É isso que garante a saúde financeira e a atuação profissional dentro do que exige a legislação brasileira.

Por trabalharem por conta própria, muitos profissionais liberais acabam deixando o cuidado com a organização financeira e as obrigações contábeis em segundo plano, além de misturarem finanças pessoais e profissionais, o que prejudica o seu negócio.

botão para contato do profissional liberal com a empresa de contabilidade online mais indicada, a contabilivre

A seguir, você vai entender melhor quem pode ser profissional liberal e qual é a importância da contabilidade nesse tipo de negócio. Acompanhe agora para saber tudo:

Quem pode ser profissional liberal?

Profissional liberal é aquele profissional que tem liberdade para atuar por conta própria, podendo ser empregado ou constituir sua empresa, desde que tenha formação superior (graduação ou técnico) na área e registro em uma ordem ou conselho profissional.

Como exemplos, podemos citar as seguintes classes profissionais:

  • Médicos;
  • Dentistas;
  • Psicólogos;
  • Veterinários;
  • Advogados;
  • Contadores;
  • Arquitetos;
  • Administradores;
  • Fotógrafos;
  • Jornalistas.

Um dentista, por exemplo, deve ter formação superior em Odontologia e pode abrir seu próprio consultório ou trabalhar como empregado em um consultório com outros profissionais.

Essas atividades estão previstas em legislação própria. Cada profissão é regulamentada e fiscalizada por entidades de classe, como o CRM (Conselho Regional de Medicina) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que também são responsáveis por definir procedimentos éticos e técnicos. 

Portanto, o profissional liberal deve ter registro no seu respectivo conselho.

É importante também diferenciar os profissionais liberais dos autônomos.

O profissional autônomo necessariamente trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício e não precisa ter formação superior na sua área.

Seu conhecimento costuma ser mais empírico que técnico ou científico e, em geral, estamos falando de pintores, pedreiros, eletricistas, entre outros prestadores de serviços.

Como funciona a tributação do profissional liberal?

Toda empresa precisa cumprir obrigações tributárias e manter a organização financeira para sobreviver no mercado. É assim também com o profissional liberal.

A tributação do profissional liberal depende da forma como ele exerce sua profissão. Se for empregado de uma empresa, os impostos são retidos pelo contratante, e o profissional tem direito aos benefícios trabalhistas.

Se trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício, o profissional liberal pode exercer sua profissão como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ). Como pessoa física, prestando serviços tanto para outras pessoas físicas quanto jurídicas, ele está sujeito a recolher:

  • Imposto de Renda, com o detalhamento na declaração sobre os serviços prestados;
  • Contribuição previdenciária (INSS);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Programa de Integração Social (PIS).

Se o serviço for prestado a pessoas jurídicas, o profissional precisa ainda preencher mensalmente o “carnê-leão”, apurar o imposto de renda devido e recolhê-lo junto à Receita.

Caso exerça sua profissão como pessoa jurídica, o profissional liberal deve pagar também outros impostos empresariais, como:

  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Muitas vezes, porém, a tributação dos profissionais liberais como PF é mais onerosa que como PJ. Em alguns casos, a carga tributária pode chegar a 27,5%, enquanto para PJ é 16,33%, em média, sem contar as contribuições previdenciárias.

Além desses impostos, geralmente há também a taxa anual do conselho do qual o profissional faz parte.

Qual é a importância da contabilidade para o profissional liberal?

Exercer sua profissão por conta própria não significa assumir todas as atividades sozinho.

Para evitar gastos com a profissão, muitos profissionais acabam assumindo todas as atividades — inclusive a contabilidade —, enquanto poderiam terceirizá-las e qualificar a sua gestão.

A tributação dos profissionais liberais, que explicamos acima, mostra como a contabilidade pode ser complexa para eles e prejudicar sua gestão contábil e financeira.

A desorganização do profissional liberal pode afetar o exercício legal da sua profissão, já que pode deixar o profissional em débito com o Fisco.

Além disso, a desorganização prejudica a sua reputação no mercado, a sua saúde financeira e, por consequência, as suas finanças pessoais.

imagem de um profissional liberal de frente para seus planejamentos, grampeados na parede
A contabilidade é essencial para o profissional liberal cumprir suas obrigações e ter bons resultados financeiros.

O ideal é contar com um profissional habilitado para isso, o contador, que pode orientar sobre a tributação, o melhor enquadramento tributário e a melhor constituição jurídica, fazer um planejamento contábil e auxiliar nas rotinas.

Assim, o profissional liberal não deixará de pagar nenhum imposto nem perderá prazos de envio de declarações. 

Além disso, como pessoa jurídica e sob orientação do contador, ele também saberá organizar as movimentações de dinheiro, as entradas e saídas, os resultados financeiros e, assim, organizar e planejar melhor as suas finanças.

O planejamento tributário e financeiro, portanto, gera uma economia que supera os custos que muitos profissionais temem ao contratar terceiros para esse tipo de atividade.

Na Contabilivre, você pode contar com a orientação de profissionais para auxiliar a organização contábil e financeira do seu negócio, além de usar uma plataforma de contabilidade online para facilitar o seu dia a dia.

botão para contato da contabilivre para o profissional liberal que queira migrar sua empresa para contabilidade online

A Contabilivre oferece planos de assinatura para profissionais liberais enquadrados tanto no Simples Nacional quanto no Lucro Presumido. Confira agora os nossos planos!