Homem visualizando o sistema de gestão integrada através de tablet

Sistema de gestão integrada: entenda o ERP

Gerenciar uma empresa na base das planilhas do Excel já não é mais viável. Hoje é preciso contar com softwares que automatizem os processos e tragam ganhos de produtividade para a empresa. Por isso, o sistema de gestão integrada ― também conhecido como ERP ― é cada vez mais imprescindível.

Esse sistema é capaz de integrar todas as operações do negócio em apenas uma plataforma. Assim, ele oferece uma visão completa para a gestão empresarial e proporciona redução de custos e otimização do tempo. E isso é tudo o que uma empresa precisa para aumentar sua competitividade no mercado atual.

Agora você saberá exatamente o que é um sistema de gestão integrada e quais vantagens sua empresa pode aproveitar ao adotá-lo. Acompanhe:

O que é um sistema de gestão integrada (ERP)?

Sistema de gestão integrada ERP (Enterprise Resource Planning) significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Esse é o nome dado aos softwares que oferecem um sistema para integrar a gestão empresarial. Basicamente, eles realizam a integração do fluxo de informações entre todas as áreas do negócio.

Em geral, um sistema de gestão integrada é dividido em módulos, que refletem os departamentos da empresa:

  • Contábil;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Vendas;
  • Estoque;
  • Produção;
  • Recursos Humanos;
  • Logística.

Conforme o segmento e as necessidades específicas de cada negócio, é possível customizar os módulos e funcionalidades do sistema. Uma indústria precisará de mais detalhamentos na área de produção e logística, por exemplo, que uma empresa de serviços. Além disso, geralmente também é possível adquirir módulos do ERP, ou seja, apenas aqueles que são mais relevantes para a sua gestão.

Com um banco de dados concentrado, então, é possível gerenciar todas as operações em um só lugar. O objetivo do sistema é trazer mais eficiência para a administração ao oferecer uma visão integral da empresa, que possibilita tomar decisões com mais precisão e agilidade.

Como um sistema de gestão integrada pode ajudar a sua empresa?

Duas mulheres e um homem no escritório acompanhando o sistema de gestão integrada pelo notebook.
Com um sistema de gestão integrada é possível dinamizar e facilitar as decisões e organização da empresa, direcionando tempo para investir no crescimento do negócio.

A concorrência cada vez mais acirrada, a evolução da tecnologia e as mudanças de comportamento do consumidor demandam atualização das empresas. Já não se pode mais trabalhar com métodos antiquados ou com softwares de gestão isolados.

Por isso, o ERP traz uma solução para modernizar as organizações, colocando-as no caminho da transformação digital. Entenda, agora, quais são as principais vantagens de um sistema de gestão integrada:

Simplifique sua gestão

Com um sistema de gestão integrada, você não precisa mais trabalhar com vários softwares diferentes para gerenciar o seu negócio. A gestão das operações de todos os departamentos se concentra em uma só plataforma ― em geral, um software na nuvem, intuitivo, que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Alinhe suas equipes

Com as informações concentradas em um só lugar, o ERP pode ser acessado por todos os departamentos e colaboradores (conforme níveis de acesso). Todo o histórico de dados, operações e movimentações está ali para não deixar dúvidas. Os relatórios, gerados automaticamente pela plataforma, também facilitam a visualização por todos os envolvidos.

Assim, você consegue alinhar toda a equipe, nutri-la com informações confiáveis e transparentes e reduzir os ruídos de comunicação.

Tome decisões com embasamento

O sistema de gestão integrada confere mais confiabilidade às informações que embasam a tomada de decisões dos gestores.

Eles podem contar com informações detalhadas, registradas em histórico e fáceis de acessar. Com dados de diferentes departamentos em um só lugar, também é possível cruzá-los e obter insights que, de forma isolada, seriam dificultados. Assim, as escolhas dos gestores se tornam mais precisas e inteligentes ao se embasar em dados em vez de suposições.

Otimize seus processos

A automação de processos pela plataforma ERP é uma das suas grandes vantagens do sistema de gestão integrada. Você consegue automatizar, por exemplo, a geração de relatórios, controle de estoque e o cálculo da folha de pagamento. Assim, você economiza tempo, minimiza as falhas dos processos, reduz os custos e gera mais produtividade para a equipe.

Automatizar processos é um dos segredos para ter mais competitividade no mercado atual. Por isso, as empresas precisam investir em softwares que substituam ações manuais e ofereçam mais inteligência para lidar com os dados. Esse é um dos caminhos para inserir sua empresa no processo de transformação digital, que coloca a tecnologia como ponto central para o desenvolvimento do negócio.

É nesse contexto, também, que se insere a contabilidade online. Esse modelo de gestão contábil consiste na utilização de uma plataforma virtual para gerenciar as rotinas contábeis, bem como os documentos e relatórios fiscais e financeiros. Para receber orientações e tirar dúvidas, a empresa pode contar também com o atendimento personalizado de um contador profissional.

A intenção é desburocratizar a contabilidade no dia a dia, organizar as informações e automatizar os processos da área ― tudo o que o empresário moderno precisa.

Quer aderir também à contabilidade online e começar a transformar a sua empresa para o mundo digital? Então entre em contato conosco e conheça os serviços da Contabilivre.

 

Sistema de gestão integrada: migre para a contabilidade online