martelo de juiz, representando a sociedade unipessoal de advocacia

Sociedade Unipessoal de advocacia precisa de contador?

Sociedade unipessoal é um tipo de empresa que muitos advogados adotam para formalizar sua atividade. Como qualquer negócio, precisa cumprir obrigações contábeis e tributárias, como o recolhimento de impostos e a entrega de declarações à Receita. Mas, para fazer essas atividades, será que a sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador?

Essa dúvida é bastante comum entre empresários, inclusive com advogados que querem registrar o seu negócio. Então, vamos logo resolver a sua dúvida: sim, a sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador para cumprir determinadas obrigações

Porém, o serviço do contador não é apenas obrigação legal — ele também ajuda o negócio a se organizar e ter melhores resultados.

A seguir, vamos explicar melhor como funciona a sociedade pessoal de advocacia e por que o contador é útil e necessário para esse tipo de constituição empresarial. Confira:

O que é a sociedade unipessoal de advocacia?

Sociedade unipessoal de advocacia é um formato jurídico para empresas formadas por um único sócio, que necessariamente deve ser um advogado.

Essa possibilidade foi criada pela Lei 13.247/2016, que alterou o Estatuto da OAB (Lei 8.906/1994). Em 2019, uma alteração no Código Civil passou a permitir a constituição de sociedades unipessoais para qualquer tipo de empresa, mas com algumas diferenças.

No caso da sociedade unipessoal de advocacia, a responsabilidade do advogado é ilimitada, ou seja, ele responde com todos os seus bens pessoais por danos causados no exercício da atividade. Na sociedade unipessoal para outras atividades, a responsabilidade é limitada ao patrimônio empresarial.

Até então, os advogados se viam obrigados a procurar sócios para formalizar a abertura de seus escritórios, ou atuavam como pessoa física (empregado ou autônomo). Porém, essas opções tornavam a carga tributária muito pesada, o que foi amenizado com o surgimento da sociedade unipessoal de advocacia.

Quais são as vantagens de abrir uma sociedade unipessoal de advocacia?

A principal motivação para abrir uma sociedade unipessoal de advocacia geralmente é o modelo de tributação.

Esse formato jurídico pode ser enquadrado como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) no Simples Nacional, que simplifica o pagamento dos diversos impostos empresariais em uma só alíquota e em uma só guia de arrecadação (o DAS). As empresas de serviços advocatícios se enquadram no Anexo IV do Simples Nacional, com alíquotas de 4,5% a 16,85%.

Dessa forma, os advogados não precisam mais pagar o imposto de renda como pessoa física nem contribuir para o INSS como autônomo. Ao colocar a tributação na ponta do lápis, a sociedade unipessoal de advocacia se revela mais vantajosa.

Além disso, outra vantagem da sociedade unipessoal é poder abrir seu escritório de advocacia com CNPJ sem a necessidade de buscar sócios. Isso também representava um obstáculo aos advogados, especialmente aqueles em início de carreira.

Afinal, sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador?

Sim, a sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador, assim como qualquer empresa no Brasil, seja ela uma sociedade limitada, sociedade simples, sociedade anônima, EIRELI etc., inclusive aquelas enquadradas no Simples Nacional.

O único tipo de empresa que não precisa de contador necessariamente, por ter uma contabilidade super simplificada, é o microempreendedor individual (MEI).

Por que a sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador?

De acordo com o Código Civil, todas as empresas no Brasil precisam manter uma escrituração contábil. Essa escrituração deve registrar todas as movimentações de patrimônio e entradas e saídas de recursos, de acordo com as normas e princípios da contabilidade.

Além disso, existem obrigações que apenas contadores (com formação superior e registro no CRC da sua região) têm conhecimento e autorização para cumprir. A apresentação do Balanço Patrimonial e do DRE ao final de cada exercício e eventuais pedidos de recuperação judicial ou de perícia contábil, por exemplo, exigem a presença do contador.

Portanto, a atuação de um contador é uma obrigação legal para todos os tipos de empresas (exceto MEIs), inclusive a sociedade unipessoal de advocacia.

Há ainda situações em que a atuação do contador é recomendada, como em ações trabalhistas, cíveis, tributárias e penais, em que o devido registro da contabilidade funciona como instrumento comprobatório para a empresa.

mãos em contrato de uma sociedade unipessoal de advocacia
Optar pela sociedade unipessoal de advocacia facilita o pagamento de diversos impostos empresariais.

Mas a presença do contador não é apenas uma obrigatoriedade legal ou mera formalidade. Assim como advogados são os profissionais especializados para lidar com as leis e a justiça, os contadores são os profissionais que têm conhecimento para lidar com impostos, balanços contábeis e obrigações fiscais.

A tributação no Brasil envolve uma série de regras, códigos e constantes alterações que somente quem acompanha a área de perto conhece todos os detalhes. 

Além disso, as empresas precisam cumprir uma série de obrigações acessórias que muitas vezes burocratizam o dia a dia dos empresários, inclusive os advogados.

Portanto, o contador é o profissional que não apenas se responsabiliza pelo cumprimento das obrigações fiscais e contábeis, mas também ajuda as empresas a organizarem suas finanças e registros e a fazerem o planejamento tributário mais vantajoso.

Diante da carga tributária onerosa que incide sobre as empresas no Brasil, o contador pode encontrar os melhores caminhos desde a formalização do negócio.

Portanto, agora você já sabe que a sociedade unipessoal de advocacia precisa de contador, não só como obrigação legal, mas também como fator essencial para o sucesso do seu negócio!

botão para contato

Para isso, saiba que você pode contar com os serviços da Contabilivre. Temos um time de contadores para atender você de forma individualizada, além de uma plataforma de contabilidade online para facilitar a sua rotina. Entre em contato agora!