mulheres procurando sobre suporte de ti

O suporte de TI pode ajudar nos processos contábeis de sua empresa?

Você já imaginou perder todos os dados da sua empresa? E se esses dados tivessem informações estratégicas sobre o patrimônio e as movimentações financeiras do negócio, seria pior ainda, não é? É para se proteger de problemas como esse que você deve ter o suporte de TI por perto da área de contabilidade de seu negócio.

O suporte de TI tem várias funções dentro de uma empresa. Os profissionais envolvidos lidam com a tecnologia da informação e todas as estratégias que envolvem esse recurso tão essencial para as organizações atualmente, na época da indústria 4.0. E, para a área da contabilidade, ela também é fundamental.

No artigo abaixo, você vai entender qual é o papel do suporte de TI e porque a contabilidade precisa contar com esse setor. Acompanhe:

botão CTA

O que é o suporte de TI?

A tecnologia da informação, comumente chamada de TI, é uma peça-chave para o bom desempenho empresarial. O mercado exige cada vez mais eficiência, produtividade para a equipe e segurança para os dados, o que só é possível com o uso de ferramentas e plataformas de tecnologia que automatizem ações até então manuais.

O suporte de TI, então, é o setor responsável por garantir o bom funcionamento desses equipamentos em uma empresa.

Não se trata apenas de hardwares e componentes físicos, mas também das redes, licenciamento e atualização de softwares. Tudo isso compõe a infraestrutura de TI, que o suporte de TI deve configurar e corrigir quando houver problemas.

As estratégias de TI, então, são responsável também por responder os chamados dos usuários. Se um funcionário da empresa está com dúvidas sobre como acessar um software ou recuperar arquivos perdidos, o time de suporte deve orientá-lo.

Por que o suporte de TI é importante?

homem pesquisando no computador sobre suporte de TI
O suporte de TI assegura produtividade e segurança às empresas.

Você já imaginou uma empresa atual sem internet? Sem computadores funcionando? Ou uma loja trabalhando sem um sistema de gestão de estoque? Sem um sistema de emissão de notas fiscais? O avanço da tecnologia não nos permite mais viver sem ela!

Portanto, a importância do suporte de TI é fazer com que tudo isso funcione, para oferecer disponibilidade, estabilidade, performance e segurança.

Uma parte importante da atuação do suporte de TI é garantir a segurança das informações que circulam pelos sistemas ou que são armazenadas neles. Embora traga mais eficiência para as organizações, o uso da internet e de dispositivos eletrônicos traz também vulnerabilidade a ataques maliciosos ou perdas de hardware, que comprometem a segurança e as operações das empresas.

Uma pesquisa global da Symantec mostrou que 37% dos usuários foram vítimas de cibercrimes (crimes envolvendo redes e computadores) em 2018.

Por isso, o suporte de TI também deve se preocupar com a criação de mecanismos de defesa dos dados. Para isso, é comum, atualmente, utilizar softwares baseados na nuvem, que permitem armazenar os dados online com várias camadas de segurança.

A importância do suporte de TI para a contabilidade

Como você pode perceber, o suporte de TI tem uma responsabilidade grande. Ele precisa zelar pela infraestrutura de TI e pelos dados da empresa. Conheça as principais colaborações da TI para a contabilidade:

Proteção de dados

Na contabilidade, especificamente, os dados têm um papel essencial. Eles são a base para a tomada de decisões gerenciais, a partir da análise do desempenho. Mas eles também servem para a prestação de contas ao governo, por meio do envio de relatórios contábeis e fiscais à Receita Federal. Em casos judiciais, a guarda de documentos e registros também é essencial para comprovar movimentações financeiras e de patrimônio.

O suporte de TI, portanto, deve zelar por esse repositório de dados. Em geral, eles ficam nas redes para que a equipe e o contador possam acessá-los facilmente quando precisam, o que é essencial para a agilidade e a produtividade da área.

Menor vulnerabilidade

Quando não há assistência da TI, a área da contabilidade pode ficar vulnerável a perda de dados financeiros e contábeis, que podem causar prejuízos financeiros e colocar a empresa em situação de risco. Isso pode impactar na carga tributária da empresa, que passa a ser tributada arbitrariamente até corrigir os problemas.

Além disso, a perda de dados também pode impossibilitar a empresa de participar de licitações públicas, que exigem a lisura dos participantes do processo licitatório e analisam a sua capacidade de cumprir o serviço. Na ausência das informações, a empresa pode ser desclassificada.

Integridade das informações da empresa

Os sistemas contábeis devem contar com camadas de segurança confiáveis para garantir a integridade e a proteção dos dados. Assim, eles também precisam contar com profissionais capacitados para realizar a sua configuração, a correção de problemas e o suporte à dúvidas. É por isso, então, que você deve ter uma equipe de suporte de TI qualificada.

Agora que você já sabe o que é suporte de TI, é possível perceber que a contabilidade e a tecnologia tem tudo a ver. Com ela, a área contábil ganha muito mais produtividade, organização e segurança. Conheça, ainda, o sistema de contabilidade online da Contabilivre que vai ajudar na organização financeira de sua empresa!

botão indicando o contato da contabilivre