tendências de negócios 2021

Tendências de negócios 2021: Confira 4 ideias

Todo novo ciclo é uma oportunidade para tirar as ideias do papel. É verdade que as transformações causadas pela pandemia da Covid-19 marcaram um novo comportamento de compra do consumidor. Por isso, se você pensa em empreender neste ano, é importante se atentar às tendências de negócios 2021

E são, principalmente, em momentos de mudanças que é possível enxergar novas oportunidades de mercado. Sabemos que é difícil prever o futuro, mas é fácil perceber que hoje, por exemplo, o uso da tecnologia é necessário para qualquer tipo de empreendimento. E a partir desses comportamentos se faz entender as tendências que estão por vir. 

Antes de decidir qual empresa abrir, é importante considerar o cenário em que nossa sociedade está inserida. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que pode te ajudar! Confira 4 ideias de negócio em alta para abrir em 2021. 

Mercado Fitness

Não é de hoje que muitos brasileiros têm investido em uma vida mais saudável. Porém, mais do que nunca, esses hábitos tendem a aumentar. 

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, a saúde aparece em primeiro lugar dentre as preocupações das famílias brasileiras no pós-pandemia

Um relatório interno do Google realizado com o objetivo de entender as mudanças dos hábitos da sociedade no contexto da pandemia apontou que realizar exercícios em casa está entre as atividades prioritárias do brasileiro

Por isso, se você está procurando um nicho para investir, apostar no mercado fitness pode ser uma boa opção. A área engloba diversas opções de empreendimento, e-commerce de itens para exercícios em casa, marmitas fitness, alimentação saudável no geral, treinos online e vendas de suplementos.  

Mas lembre-se: a presença do online, como em qualquer nicho, é fundamental para o sucesso do negócio. Com a digitalização, você consegue explorar ainda mais as oportunidades. 

Aqui na Contabilivre o processo de abertura é fácil, rápido, seguro e totalmente online. Saiba Mais!

E-commerces de materiais de escritório

Tendências  de negócios 2021
Tendências de negócios 2021: vendas online têm alta no novo cenário

De fato, os impactos da pandemia mudaram o comportamento de compra do consumidor e acelerou o processo de digitalização do comércio

No Brasil, o setor de e-commerce cresceu cerca de 47% no primeiro semestre de 2020, e as compras online têm tudo para continuar em alta, principalmente devido à praticidade do serviço. 

Para o lado do empreendedor, investir em um e-commerce é atrativo, principalmente pelo valor do investimento inicial. Dependendo do nicho e plataforma, é possível abrir uma loja online com cerca de R$ 1 mil. 

Além disso, no ambiente online, há a possibilidade de chegar ao cliente a um custo baixo, se comparado aos tradicionais estabelecimentos físicos.

Mas se você está se perguntando qual área seria interessante abrir um e-commerce, é preciso analisar um pouco mais a fundo. Pense bem, o home office se tornou realidade para empresas do país de forma repentina. Com isso, vendas de itens de materiais de escritório explodiram no ano de 2020. 

Mas o que era para ser uma prática passageira, pode se tornar realidade em um cenário pós-pandemia. Segundo o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios” da FGV,  após o momento de crise, 30% das empresas pretendem adotar o home office. 

Sendo assim, o consumidor deve continuar investindo em um espaço bem equipado para trabalhar de casa e o setor tende a continuar aquecido nos próximos anos.

Infoprodutos 

Os infoprodutos também têm tudo para continuar em alta em 2021. Como o nome indica, ele é um produto digital que abrange diversos formatos e áreas. Entre os exemplos, temos e-books e cursos em vídeo. 

Ainda de acordo com o relatório interno do Google, 18% dos usuários que participaram da pesquisa começaram um curso online novo no primeiro semestre do ano passado

A educação EAD é uma realidade que foi acelerada pelos impactos do ano de 2020. O setor se consolidou, uma vez que as pessoas viram que é possível estudar pelo computador. Os infoprodutos marcam a adaptação de negócios físicos para o digital. 

O comportamento de consumo abre uma oportunidade para abertura de empresas especializadas em vendas de infoprodutos. 

Delivery de comida 

O delivery de comida não podia ficar de fora da lista de tendências de negócios 2021. Embora o serviço já estivesse em crescente há algum tempo, durante o ano de 2020, a área teve um “boom” ainda maior

E o hábito de pedir comida para entregas tende a continuar no pós-pandemia devido à facilidade e conveniência que o serviço oferece. Segundo pesquisas, pessoas que não estavam acostumadas a usar o serviço criaram esse costume no ano de 2020 e pretendem mantê-lo.  

Além disso, com o surgimento da cozinha na nuvem, restaurantes criados para atender apenas a demanda dos aplicativos de entrega, o custo operacional do negócio é bem mais baixo se comparado a restaurantes com atendimento ao público. 

Um dos mais baixados aplicativos de delivery do país mapeou a mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia, confira os 10 itens mais pedidos em restaurantes no brasil:

  1. Hambúrguer
  2. Comida japonesa 
  3. Pizza 
  4. Comida tradicional brasileira
  5. Grelhados
  6. Padarias
  7. Sobremesas
  8. Comida Italiana
  9. Comida saudável
  10. Comida árabe 

Se você pensa em investir em um delivery de comida, pode ser uma boa escolher um desses nichos. 

Mas, afinal, como abrir uma empresa? 

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas já nos primeiros passos para formalizar a empresa é comum esbarrar em algumas burocracias

Antes mesmo de selecionar os documentos de abertura de uma empresa, é preciso verificar se o local pretendido permite o exercício da sua atividade. Outro ponto importante é apurar se o nome da empresa que você quer abrir está disponível.

Em seguida, está na hora de elaborar o Contrato Social. O documento deve constar as informações mais importantes da empresa, como o objetivo, o ramo de atuação da empresa (comércio, indústria ou serviço), os aspectos societários e a formação do capital social.

Para elaborar o contrato social, você precisará da ajuda de um contador, o profissional te orientará a tomar as melhores decisões e evitar problemas futuros. Informações preenchidas erradas podem atrasar a finalização do processo. 

Feito isso, é preciso realizar o registro da sua empresa na Junta Comercial, o processo envolve detalhes como definir o porte da empresa, capital social e planejamento. Depois, o empresário deve cadastrar a empresa no CNPJ e registrá-la como contribuinte. 

Negócios abertos à circulação do público ainda precisam do alvará de funcionamento. 

Empresas que promovem circulação de mercadorias, prestam serviços de comunicação ou telecomunicação ou realizam atividades de transporte intermunicipal ou interestadual devem obter também a inscrição estadual

Um ponto obrigatório para todas as empresas é realizar o registro na Previdência Social. O estágio final para legalizar a sua empresa é obter a autorização para emitir notas fiscais. 

Para quem deseja abrir uma empresa como MEI, o processo todo online é simplificado, sendo possível fazer o procedimento pelo Portal do Empreendedor-MEI.

Já empresários que querem abrir micro e pequenas empresas vão precisar do auxílio de um contador para o processo. A Contabilivre é especialista em Abrir Micro e Pequenas Empresas de Serviço e Comércio, por isso, você pode contar com os nossos especialistas para te ajudar!

conheça a contabilivre