Transformação digital: entenda a importância da informatização de pequenas empresas

Já percebeu que é possível adicionar tecnologia à maioria das atividades cotidianas? A jornada de transformação digital é uma realidade nos mais variados setores do mercado. Isso faz com que o processo de informatização de pequenas empresas se torne cada vez mais necessário.

A digitalização já era uma tendência do mercado, de modo que diversos negócios passaram a iniciar a adaptação. No entanto, com a chegada da pandemia, o ambiente virtual se tornou o local mais seguro para a maioria das interações, acelerando ainda mais o processo de transformação.

É por esse motivo que a informatização, independentemente do porte ou tipo de empresa, deve ser uma preocupação. Neste artigo, vamos mostrar os principais benefícios de investir em tecnologia e dar ótimas dicas para adaptar o negócio e acompanhar a transformação digital. Acompanhe a seguir!

O que é transformação digital?

A Revolução Industrial, do século XVIII, fez uma grande mudança na forma como a sociedade interage, não é mesmo? Diversas atividades que eram realizadas manualmente passaram a ser feitas por máquinas, acelerando a produção dos mais variados segmentos do mercado.

Desde então, muitas outras revoluções vieram. Nesse momento, vivemos o quarto período dessas mudanças. Na chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, o rápido desenvolvimento tecnológico se torna um dos maiores protagonistas. E é nesse contexto que entra a transformação digital.

Basicamente, trata-se da tendência de informatizar os mais diversos processos de uma empresa, de modo que se tornem mais automatizados e precisos, a fim de melhorar a resolução de problemas, aumentar a produtividade e garantir resultados mais expressivos.

É durante a transformação digital que tendências como a Inteligência Artificial, o Aprendizado de Máquina, a Internet das Coisas, entre várias outras ferramentas, ganham vez e participam ainda mais da rotina da sociedade.

Quais os benefícios da digitalização nos negócios?

Mas, o que um negócio ganha ao investir em informatização? Você também tem essa dúvida? Então, veja só os principais benefícios da digitalização nos negócios!

Redução de tempo

Para começar, é possível produzir mais e em menos tempo. Diversas tarefas conseguem se tornar dezenas de vezes mais rápidas ao serem utilizadas ferramentas tecnológicas. Um exemplo disso é a análise de dados.

Manualmente, processar uma grande quantidade de conteúdo poderia levar dias e, dependendo do tipo de material, o processo seria altamente suscetível a erros. Já com o uso de programas computacionais, tudo isso pode ser feito em segundos, de maneira muito mais precisa.

Diminuição de custos

Os gastos operacionais também diminuem. Afinal, a empresa não precisa mais gastar tanto com a refação e é possível encontrar opções de materiais e programas mais econômicos para a rotina organizacional. Além disso, há a prevenção de riscos, que atua na tomada de decisões mais assertivas, com menos comprometimento às finanças do negócio.

Organização dos documentos

Imagine encontrar justamente o que você precisa em questão de segundos? Mais ainda, pense em como seria prático se fosse possível acessar os documentos da empresa de qualquer lugar que você estivesse.

Quando esses dados são armazenados em armários ou arquivos físicos, essa não é uma realidade. O processo de busca é demorado, assim como envolve a presença no local em que se encontram. Por outro lado, ao informatizar essas informações, tempo e distância deixam de ser um problema.

Segurança dos dados

Mais que praticidade, a tecnologia oferece a oportunidade de proteger todos os dados da melhor maneira. Vale ressaltar que a privacidade é um detalhe importante para qualquer empresa, principalmente no que diz respeito à segurança da informação dos clientes e do próprio negócio.

Integração da empresa

Quando mais de uma pessoa atua em um negócio, é preciso ter uma ótima comunicação para cultivar uma rotina otimizada. Um método que auxilia bastante nisso é a integração. 

Quando todos têm acesso rápido às informações que precisam para realizar as tarefas diárias, é possível obter produtividade e eficiência.

E é justamente essa vantagem que a digitalização oferece. Ter processos integrados, como o pagamento automático de contas e lançamento no sistema, facilita a gestão e a organização do negócio.

Como garantir a informatização de pequenas empresas?

Então, como aproveitar todas essas vantagens? A boa notícia é que temos ótimas dicas que vão ajudar a implementar a informatização nas pequenas empresas. Confira!

Tenha um planejamento

Tudo começa com um bom planejamento. Ao refletir sobre os processos que podem ser informatizados em seu negócio, é possível definir um plano para colocar a digitalização em prática.

Ao mesmo tempo, você pode estabelecer prazos para fazer a adaptação gradual da empresa para o mundo digital. O importante mesmo é colocar no papel todas as ideias e, a partir disso, criar um planejamento eficiente.

Defina os objetivos

Saber o que o negócio pretende alcançar com o investimento em tecnologia também é uma ótima maneira de se preparar para as adaptações. Para isso, pense nas maiores vantagens tecnológicas que você gostaria de usufruir.

Se a redução de custos chamar mais a sua atenção, pense no que isso pode trazer em um determinado prazo. Por exemplo, e se após o planejamento, foi possível observar que em cerca de 2 anos é possível diminuir pela metade o valor dos gastos fixos e aplicar esse valor no crescimento do negócio? Então, esse se torna o principal objetivo organizacional.

Encontre as ferramentas ideais

Acertar nas melhores ferramentas digitais é outro grande benefício. Afinal, é por meio delas que você verá o seu objetivo se tornar realidade. Com tecnologias que são adequadas para a rotina do seu trabalho, é possível alcançar melhores resultados e com muito menos dores de cabeça.

Como a contabilidade online pode ajudar nesse processo?

Nesse contexto, a contabilidade online é uma ótima aliada. Além de praticidade e segurança, o seu negócio pode obter mais eficiência e economia ao investir em um sistema eficiente juntamente com uma empresa correta.

Para isso, garanta que você está investindo em profissionais confiáveis e em processos seguros. Desse modo, é possível cumprir com as obrigações legais e manter a organização do orçamento empresarial em dia.

Gostou de saber mais sobre o processo de informatização de pequenas empresas? Então, aproveite e comece a colocar em prática as dicas deste artigo. Desse modo, você pode conquistar o sucesso esperado e posicionar seu negócio no topo.
Quer dar o primeiro passo? Então, saiba como apostar na contabilidade online. Conheça a Contabilivre agora mesmo! Simplificamos tudo para você focar ao máximo no desenvolvimento da sua empresa!