entendendo tudo sobre contabilidade

Saiba aqui tudo sobre contabilidade para sua empresa decolar

Você quer entender de uma vez por todas o que um contabilista faz? A área da contabilidade pode parecer complicada e burocrática para a maioria dos empresários. Porém, não há como escapar dela: toda empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa cumprir com suas obrigações contábeis para se manter ativa e em dia com o governo. Se você quer saber tudo sobre contabilidade, siga lendo nosso artigo!

No entanto, não é só pela obrigação fiscal que a contabilidade deve estar na sua mira — ela também ajuda na gestão de negócios, a tomar decisões e correr menos riscos, já que permite avaliar o desempenho financeiro da empresa e fazer projeções para o futuro.

Por isso, é importante você saber tudo sobre contabilidade! Seja por obrigação, seja para melhorar a sua gestão, essa área é essencial para o seu negócio. Agora, então, você vai entender melhor qual é o papel da contabilidade nas empresas e qual é a sua importância no desempenho do negócio:

O que é contabilidade?

O primeiro passo para entender tudo sobre contabilidade é saber que faz muito tempo que as pessoas têm interesse em registrar e controlar suas riquezas.

No princípio, os registros eram rudimentares, mas já serviam para determinar as movimentações de patrimônio e as posses de uma pessoa ou de um pequeno comércio.

É claro que, ao longo dos anos, a ciência contábil evoluiu com o desenvolvimento de conceitos, princípios, normas e técnicas para o exercício da profissão. Entretanto, isso, basicamente, ainda é tudo sobre contabilidade: estudar o patrimônio das entidades, registrar e demonstrar as movimentações financeiras e analisar seus impactos na realidade administrativa.

E o que é esse patrimônio que a contabilidade estuda? Tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo que ela deve (obrigações) compõem o seu patrimônio.

Tudo sobre contabilidade: qual é seu papel dentro das empresas?

Na prática, para muitos empresários, o contador é simplesmente o responsável pela emissão das guias de impostos. Isso é, realmente, uma das tarefas do profissional contábil, que antigamente até podia se limitar apenas a essa função.

Tudo sobre contabilidade
Para saber tudo sobre contabilidade é necessário entender seu papel dentro de uma empresa.

Isso não é, porém, tudo sobre contabilidade. Com as facilidades da internet e da contabilidade online, muitos empresários ganharam autonomia em muitas tarefas da rotina contábil, como a geração de guias de pagamento e a criação de relatórios. Por isso, hoje o papel do contador deve ir muito além de um prestador de serviços pontuais.

Atualmente, o contador deve ser visto como um parceiro estratégico da empresa, capaz de reunir as informações sobre os resultados do negócio e auxiliar os gestores no planejamento e na tomada de decisões.

Tudo sobre contabilidade: quais são suas principais funções nas empresas?

Para você saber tudo sobre contabilidade, também precisa conhecer as funções que ela exerce dentro das empresas. Assim, você vai saber tirar o melhor proveito dessa área, não só para cumprir suas obrigações fiscais, mas também para melhorar o desempenho do seu negócio. Confira agora as principais funções da contabilidade:

Garantir o cumprimento das obrigações contábeis

Gerar guias de impostos e folha de pagamento, realizar trâmites com órgãos do governo e declarar o imposto de renda para pessoa jurídica são algumas das tarefas rotineiras da contabilidade, que garantem o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis da empresa.

Como você pode ver é importante poder confiar em um profissional que entende tudo sobre contabilidade, para colaborar na gestão de sua empresa.

Gerar demonstrações financeiras

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) são os principais relatórios da contabilidade. Eles revelam um panorama da realidade financeira e patrimonial da empresa e podem ser usados tanto para fins internos quanto externos.

Gerar relatórios financeiros

Além dos demonstrativos contábeis, a contabilidade também elabora relatórios gerenciais, como os de lucratividade e a rentabilidade da empresa. A partir desses dados, é possível visualizar o desempenho e a viabilidade do negócio.

aprendendo tudo sobre contabilidade
Os relatórios financeiros são de extrema importância para pensar a viabilidade de uma empresa.

Fornecer informações confiáveis sobre as variações do patrimônio

Mais um motivo para buscar saber tudo sobre contabilidade é que com base em conceitos, normas e princípios contábeis, o contador é responsável por garantir a lisura das informações transmitidas aos agentes interessados, como instituições financeiras, governo, acionistas, investidores, sócios e gestores.

Ajudar na organização financeira do negócio

Mesmo que você não saiba tudo sobre contabilidade, algumas coisas são essenciais. Muitos empreendedores misturam finanças pessoais e empresariais ou simplesmente não registram compras e vendas, o que dificulta a percepção da realidade financeira do negócio.

A contabilidade, então, ajuda a manter o controle financeiro, o que é essencial para o seu crescimento.

Realizar um planejamento tributário

Quem quer saber tudo sobre contabilidade deve aprender que essa área tem papel importante na questão tributária. O contador pode avaliar a melhor opção de enquadramento tributário para a empresa não pagar mais impostos do que precisa e fazer as projeções de tributos para contribuir no planejamento de custos.