vantagens do cnpj

Vantagens do CNPJ: confira

Todo mundo sabe que o CNPJ é um dos requisitos necessários para legalizar uma empresa. Mas você sabia que além dessa vantagem, ter o cadastro de pessoa jurídica pode oferecer uma série de benefícios financeiros para o seu empreendimento?

Os ganhos envolvem maior poder de negociação, facilidade de crédito a até mesmo descontos para compras de carro, no atacado e em lojas de construção. No geral, esses benefícios estão disponíveis para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Vale ressaltar que a importância de abrir um CNPJ não é apenas devido a essas vantagens. Estar na ilegalidade pode acarretar em multas e outras punições que podem inviabilizar a continuidade do seu negócio. 

E se você quer saber quais são as vantagens e como adquirir os benefícios, confira o conteúdo exclusivo que preparamos. Acompanhe a seguir!

Quais os descontos do CNPJ? 

Uma das principais vantagens do CNPJ é o acesso aos descontos na compra de automóveis, materiais de construção e até mesmo para a reforma da empresa. Saiba mais sobre cada modalidade:

Desconto para compra de carro

O desconto para compra de carro com CNPJ é oferecido pelas próprias fabricantes dos veículos. A redução varia entre 2,5% a 30% em cima do valor do automóvel, dependendo do modelo e da marca. Picapes compactas e furgões são os modelos que apresentam maior desconto

Para comprar carro com desconto de CNPJ, geralmente, é necessário apresentar o contrato social da empresa e a inscrição estadual vigente. A concessionária pode pedir outros documentos se o fabricante solicitar. A nota fiscal da compra vem direto de fábrica e é por isso que o empresário consegue desconto na operação. 

Para comprar o veículo parcelado, a empresa precisa ter no mínimo dois anos de experiência no mercado. Vale ressaltar que o desconto é destinado para compras de carro 0. Vale ressaltar que o veículo é para uso apenas da empresa. 

Descontos para contratar plano de saúde

Você pode diminuir o custo do plano de saúde da sua família e/ou seus funcionários. Independente do porte da empresa, diversos planos de saúde oferecem descontos para quem tem CNPJ. A redução chega até 35% em relação ao valor original do convênio

A contratação de convênio médico por meio do CNPJ é muito comum e vantajosa, já que os valores reduzem drasticamente. 

Isso porque a empresa que oferece o plano de saúde entende que, quando ocorre a contratação do convênio através do CNPJ, o plano é feito para mais de uma pessoa, seja entre os sócios ou até mesmo para funcionários, fazendo com que o risco diminua, se comparado com a contratação na pessoa física. 

Descontos para compras em atacado com CNPJ

Os descontos e vantagens para compras em atacado com CNPJ são oferecidos pelas próprias lojas de varejo (online ou presencial). Por isso, é sempre bom confirmar com o fornecedor se eles não dão desconto para CNPJ antes de realizar a compra. 

O limite de compras é de 80% do valor do faturamento da empresa. Esse desconto serve para comprar qualquer tipo de mercadoria em atacado e ele pode ser para você revender ou para fazer melhorias em seu escritório, por exemplo. 

Descontos em materiais de construção 

Pequenos empresários também podem se beneficiar de descontos para reformar ou construir a sede da sua empresa. Os descontos variam de loja para loja e também em relação ao valor final dos materiais de construção. Se estiver pensando em reformar sua empresa, não esqueça de avisar que tem um CNPJ para usufruir dos descontos. 

Está esperando o que para ter acesso aos descontos do CNPJ? Aproveite para abrir seu CNPJ com a Contabilivre! Descomplicamos o processo para você, basta entrar em contato com nossos contadores especialistas!

Outras vantagens do CNPJ

Vantagens do CNPJ: confira os benefícios

Mais formas de pagamento

Quem tem CNPJ pode oferecer mais formas de pagamento para os clientes. As empresas de maquininhas de cartão, geralmente, liberam o aparelho para passar Vouchers de Alimentação e Refeição apenas se o negócio tiver CNPJ

Assim, o empresário e o consumidor saem ganhando. Afinal, muitos brasileiros possuem o vale alimentação e refeição e nem todos os estabelecimentos oferecem essa opção. 

Emissão de nota fiscal 

Apenas empresas que possuem CNPJ podem emitir nota fiscal. O documento é fundamental para registrar suas vendas, além de ser direito do consumidor tê-la em mãos. Sempre que houver uma receita, é preciso formalizá-la perante aos órgãos do governo. Emitir a nota é a forma mais comum de fazer isso.

Já para o consumidor, ter a nota fiscal é importante pois é uma garantia oficial da compra ou serviço

Cadastro para negociações e licitações 

Ter um empreendimento legalizado é essencial para negociar seus produtos e/ou serviços com outras empresas, uma vez que o cadastro garante segurança para ambas as partes. Por isso, muitos fornecedores negociam apenas de CNPJ para CNPJ

Dentre outras vantagens do CNPJ, apenas empresas com o registro podem participar de licitações, o que abre a possibilidade do seu negócio prestar algum serviço para o estado.  

Crédito bancário

Instituições financeiras só concedem empréstimos e financiamentos para empresas com CNPJ. Além disso, existem bancos públicos e privados que oferecem linhas de crédito exclusivas para MEI, ME e EPP, como forma de estimular os pequenos negócios. 

A negociação pode ser muito positiva para seu negócio, tendo em vista que é possível conseguir taxas de juros menores e prazos maiores. 

No entanto, para ter essas condições especiais, o banco precisa de uma garantia do credor e o CNPJ garante a segurança de que as instituições estão liberando crédito para empresas legalizadas perante aos órgãos de fiscalização. 

Contribuição para a previdência 

Entre as vantagens do CNPJ podemos citar a contribuição ao INSS, que pode resolver o problema de muitos microempreendedores e donos de pequenos negócios em relação à renda quando chega o momento de se aposentar. Com o CNPJ, donos de negócios estão trabalhando formalmente e, por isso, têm direito à aposentadoria

Os cálculos de contribuição variam de acordo com o regime tributário de cada empresa. MEIs, por exemplo, pagam uma taxa mensal chamada DAS, em que 5% desse valor é destinado ao INSS. Dessa forma, o microempreendedor garante o direito à aposentadoria de um salário mínimo.  

Além da legalização

Como você pode perceber ter um CNPJ traz vantagens além da legalização. É verdade que donos de empresas precisam enfrentar diversas burocracias para realizar as operações do seu negócio.

Por isso, não deixe de usar as vantagens de possuir um CNPJ, seja para comprar um veículo para sua empresa, comprar produtos para revenda mais em conta ou ainda conseguir uma linha de crédito especial.

Com a competitividade do mercado, principalmente entre os pequenos empresários, cada benefício usufruído pode fazer a diferença nas contas finais da empresa. 

Precisando abrir o CNPJ da sua empresa? Conte com a Contabilivre!

botão para contato de conteúdo sobre o que é previsão de demanda